Como se cadastrar no sistema
Para formular um pedido de informação, é preciso cadastrar-se no sistema, preenchendo o formulário disponível na opção Cadastre-se localizada na página inicial.
Na tela de cadastro, você registrará seu nome de usuário(login) e a senha que utilizará para acesso ao sistema. Além disso, deverá informar o endereço eletrônico para contato.
Atenção : Ao preencher o formulário, certifique-se de que o endereço eletrônico informado está correto; ele é fundamental para o envio de resposta ao pedido de informação formulado.

Como formular um pedido de informação
Feito o cadastro, acesse o sistema, por meio da opção Autenticar localizada na barra inferior da página , com o nome de usuário e senha cadastrados.
Clique em Registrar pedido e em novo na página que surgirá e preencha o formulário de pedido de informação. Para registrar seu pedido, clique em salvar. Apenas enviar o arquivo não registra o pedido no sistema.
Atenção : Antes de apresentar seu pedido, verifique se a informação pretendida já não consta no portal do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, na tela inicial do Tribunal de Justiça de Rondônia.

Como acompanhar seu pedido
Acesse o sistema, por meio da opção Autenticar da página, com o login e senha cadastrados.
Clique em Consultar pedido na coluna que surgirá na barra superior da página. Serão listadas todas as manifestações já efetuadas pelo solicitante. Para informações detalhadas sobre alguma delas, basta clicar na lupa correspondente.

Como apresentar um recurso
Indeferido o pedido de informações, poderá ser interposto recurso no prazo de 10 dias, a contar da ciência do indeferimento.
No caso de indeferimento por meio eletrônico, o prazo para recurso será contado da data de envio da resposta ao endereço eletrônico informado pelo solicitante.
O recurso deve ser dirigido ao Presidente do Tribunal, que se manifestará no prazo de 5 dias.
Os pedidos de informação também poderão ser feitos:
Presencialmente, na Ouvidoria, no período compreendido entre 07h e 13 horas ou entre 16h e 18 horas.
Por carta à Ouvidoria no seguinte endereço: Rua José Camacho, nº 585 - Bairro Olaria - Cep 76801-330 - Porto Velho - Rondônia.
Através das urnas.